Saiba quais os principais avanços tecnológicos no setor de controle de acesso

Saiba quais os principais avanços tecnológicos no setor de controle de acesso

Em um local que muitas pessoas frequentam, como empresas e órgãos públicos, por exemplo, é preciso contar com diversas medidas de segurança. Entre elas está o controle de acesso, que surge por conta de diversos avanços tecnológicos, sendo aperfeiçoado a cada inovação do mercado.

O controle de acesso é um mecanismo usado para filtrar a entrada de pessoas e evitar visitantes não autorizados. Para isso são usadas tecnologias como a biometria, cartões de acesso, portaria virtual, entre outras, que permitem mais segurança para todos que circulam na empresa.

Alternativas mais usadas para controle de acesso

Os tipos de controle de acesso mais usados hoje estão em cartões de acesso, biometria e portaria virtual. Os cartões são espécies de crachás, que ao serem passados em catracas ou portas, permitem a entrada. Já no caso da biometria, existe o reconhecimento do indivíduo, seja por meio da retina ou de impressão digital.

Por fim, a portaria virtual consiste em uma prestação de serviços de vigiar remotamente portarias de empresas, condomínios, órgãos públicos, etc. Pessoas autorizadas usam mecanismos para entrar e os visitantes entram em contato com a empresa que fornece a portaria virtual para se identificar.

Avanços tecnológicos na segurança

Essas alternativas podem ser aperfeiçoadas ou até substituídas conforme a tecnologia avança, claro, visando melhorar a segurança. Então, surgem estudos sobre novas opções com uso de tecnologia, como é o caso de softwares para análise de vídeos.

O videomonitoramento é um recurso muito usado, mas demanda de mão de obra para analisar diferentes comportamentos e ações suspeitas. É o caso de salas de câmeras, onde colaboradores vigiam 24 horas o espaço. Entretanto, uma das novidades do setor é o uso de softwares que detectam sozinhos os comportamentos e invasores, como é o caso de um veículo desconhecido, por exemplo.

Inovações com controle de acesso por meio de smartphones

Outra opção interessante e recente no setor é o controle de entrada com uso de celulares. Afinal, os aparelhos permanecem ao lado de seus usuários a todo momento, sendo importante acessório para uso na entrada. Assim, muitos espaços já adotaram uso de celulares de seus colaboradores para liberação de acesso, na intenção, por exemplo, de substituir um cartão.

Tudo isso porque, assim como as pessoas com más intenções se aperfeiçoam na hora de burlar esses mecanismos, o mercado precisa ir em busca de alternativas mais sofisticadas para garantir a segurança. Daí a necessidade de avanços tecnológicos no setor de controle de acesso, a fim de facilitar a vida das pessoas que precisam entrar nos espaços sem comprometer a sua segurança nem a do patrimônio.

A tendência é que o controle de entrada seja cada vez mais específico, identificando o usuário, além de pautado, é claro, em ferramentas tecnológicas. São soluções que facilitam a vida de empresas na hora de identificar pessoas e veículos não autorizados com mais rapidez e menor uso de recursos.

Afinal, não podemos esquecer que as novas tecnologias precisam de investimento, porém, apresentam cada vez mais alternativas que diminuem custos das empresas para fornecer segurança.

Se precisa de soluções tecnológicas para tornar a sua empresa mais segura é só entrar em contato conosco!

Contato comercial

endereço R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.comtelefone 21 2131-7662

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor