Rack organizador: como escolher o melhor para sua instalação

Rack organizador: como escolher o melhor para sua instalação

Em projetos de rede, servidor e segurança, manter tudo organizado é vital. Para um técnico, nada pior do que receber uma chamada de suporte ou manutenção e encontrar um rack que não está organizado, todos os racks estão bagunçados e o cabo fica exposto e enrolado.

À primeira vista, ele já sabia que demoraria mais para concluir o trabalho. Por outro lado, se tudo estiver em ordem, é muito mais fácil localizar problemas e resolvê-los rapidamente.

Portanto, antes de iniciar qualquer instalação, um bom rack organizador deve ser encontrado. Neste artigo, iremos compreender o seu significado, importância e como escolher o melhor para a sua instalação. Confira agora mesmo!

O que é o Rack organizador

Não importa o tamanho do projeto: a organização dos equipamentos e cabos é fundamental para um serviço profissional, confiável e de qualidade. Dessa forma, o primeiro dispositivo que um bom instalador deve procurar ao planejar é o rack organizador.

Consiste em uma caixa robusta com compartimentos e aberturas dedicadas à organização de infraestrutura de rede, instalação de switch, OLTS, telecomunicações e sistemas de CFTV.

A ideia é distribuir o equipamento corretamente para evitar o desgaste devido à exposição ao sol e à poeira e assim aumentar a vida útil do equipamento. Além disso, eles são essenciais para fiação estruturada. As vantagens incluem custos reduzidos, maior segurança e facilidade de troca.

O Rack organizador também pode ser usado para indicar a localização de equipamentos, especialmente para grandes projetos. Dessa forma, os serviços de suporte e manutenção podem ser simplificados. Finalmente, eles podem evitar que pessoas não autorizadas ou sem conhecimento técnico adulterem o equipamento e causem danos.

Principais características

Existem muitos tipos de racks. O mini suporte de parede é bastante adequado para ambientes onde o espaço é pequeno e o chão não pode ser ocupado. Já têm orifícios e podem ser fixados à parede com segurança. Nesse sentido, são a melhor escolha para projetos de pequeno e médio porte, por exemplo, em empresas e apartamentos.

Existem também racks de chão, que geralmente são maiores, contêm mais equipamentos e cabos e são adequados para grandes projetos, como servidores e data centers. O tamanho do organizador é padronizado e pode indicar o intervalo ou número de unidades entre 3U e 44U.

Quanto mais equipamentos protegidos, maior o número de dispositivos. Porém, é sempre necessário investir em um modelo um pouco maior do que o projeto previsto. Portanto, se houver uma alteração e um dispositivo precisar ser adicionado, haverá espaço disponível.

O rack deve ser resistente e durável para proteger o equipamento, além de ser leve para fácil manuseio. Dessa forma, é aconselhável prestar atenção aos materiais de sua composição, assim como à pintura e ao tratamento de superfície. Os melhores modelos são aço, pó microtexturizado epóxi com tinta spray eletrostática, superfície anticorrosiva e porta acrílica com chave.

Esses são os conceitos principais para levar em consideração o rack organizador. Pensando nisso, você fará a melhor escolha, o equipamento ficará protegido e a estrutura do projeto será organizada!

Contato comercial

endereço R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.comtelefone 21 2131-7662

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor