Descubra a diferença entre tipos de cabos de rede

Descubra a diferença entre tipos de cabos de rede

O cabo de rede, também chamado de cabo ethernet, é um item bastante presente nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial. Ao procurar por ele no mercado, você pode perceber que têm uma diversidade de tipos, sendo a principal característica a ser considerada a categoria do item, já que é ela quem indicará a velocidade e desempenho da rede.

Para que você faça uma boa decisão de compra independente da marca, é importante conhecer as diferenças básicas entre os modelos. Continue lendo para descobrir!

  • CAT5

O nome CAT é uma abreviação de “Categoria 5”. Em questão de rapidez, ele é o mais lento, e atinge taxas de transferência de até 100 Mbps. Assim como os outros, ele pode ser instalado em redes de no máximo 100 metros (mas pode ter interferências quando a instalação chega próximo à tal limite).

 O cat5 é o mais antigo, e por isso o modelo é mais difícil de ser encontrado no mercado, sendo substituído pelo CAT5e.

  • CAT5e

A letra “e” vem do inglês enhanced (que significa aprimorado), já que nessa versão, o cabo vem com novos padrões de certificação para causar menor interferência e perda de sinal. Por isso, o CAT5e performa melhor em instalações próximas ao limite de 100 metros em comparação ao anterior e sua velocidade também progrediu, alcançando até 1000Mbps.

Esse modelo é o mais solicitado entre os demais cabos pois, para muitos, apresenta o melhor custo-benefício.

  • CAT6

No cabo “Categoria 6”, a mudança mais relevante foi na taxa de transferência de dados, que pôde alcançar velocidades de até 1Gbps em distâncias de até 100m.

Com essa capacidade de transmissão melhorada, ele acaba sendo mais grosso e menos flexível do que o CAT5e, além de contar com uma blindagem mais eficiente para minimizar interferências.

O modelo, portanto, é indicado para empresas ou ambientes que prezem por alta velocidade de transmissão e cabeamento de mais de 10 metros, sendo uma excelente alternativa da fibra óptica justamente por ser financeiramente mais viável.

  • CAT6a

O “a” vem de augmented (aumentada, em português) que indica o aumento no alcance comparado ao modelo anterior, possibilitando a realização de transferências de até 10Gbps por segundo em instalações de até 100 metros.

Ele é apropriado para quem quer priorizar alta velocidade, mas por ser da melhor qualidade, seu valor também é mais elevado. 

Então, qual escolho?

Assim como tudo associado a produtos de telecomunicações, o melhor tipo depende das necessidades do seu projeto. Por isso é tão importante conhecer a parte técnica antes de escolher de fato, a escolha assertiva aprimora a estrutura da sua empresa.

 Alerta!

Cabos de rede devem ser homologados pela ANATEL, que comprova o teste e aprovação do produto conforme rigorosos padrões de segurança seguidos pelas normas ISO/IEC 11801. Portanto não se esqueça: antes de fazer uma compra, independentemente do modelo preferido, verifique se o produto é certificado!

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.comtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor