Conheça as soluções para rede sem fio empresarial

Conheça as soluções para rede sem fio empresarial

Atualmente, praticamente todos os trabalhos dependem de computadores e internet para serem executados.

No entanto, ainda há muitos escritórios e diversos outros tipos de empresa que precisam muito mais do que acesso a rede: precisam que ela seja sem fio. Isso é tanto pela comodidade, quanto pela facilidade.

Assim, neste artigo você poderá conferir as soluções possíveis de rede empresarial sem fio.

O wireless

A rede wireless funciona através de radiofrequência, dispensando assim o uso de cabos para ligar os equipamentos e estações de trabalho.

Dessa forma, todos em uma empresa conseguem desfrutar do serviço de internet sem seus computadores e outros equipamentos precisam estar ligados por cabo ao roteador.

A internet sem fios, também conhecida como Wi-Fi ou wireless, já é bastante comum nas casas e empresas. No entanto, no caso dos primeiros trata-se de redes simples, já no segundo, a depender do tamanho da empresa isso pode ser mais complicado.

Dificuldades com wireless

Como falamos antes, a rede sem fios depende de ondas de rádio frequência para que se faça o tráfego de dados entre os computadores, celulares e a internet.

O principal problema que envolve as redes empresariais de internet sem fio está justamente ligado a sua transmissão por ondas de rádio. O que acontece é que essas ondas podem ser parcialmente ou totalmente bloqueadas por paredes ou outras construções.

Dessa maneira, dependendo da posição do roteador na empresa podem existir áreas fora do alcance ou mesmo as chamadas áreas de sombra. De forma mais simples, são locais dentro do perímetro de alcance do roteador, mas que devido a obstáculos não recebe o sinal adequado para se conectar à rede da empresa.

O Wi-Fi corporativo

Uma das formas mais indicadas de se contornar ou evitar esse tipo de problema e também os muitos que podem decorrer de falha ou de mau funcionamento da rede, é o conhecido Wi-Fi corporativo.

Diferente, por exemplo, das redes domésticas, esse tipo de sistema prevê um planejamento e a construção de uma planta de rede sem fio para garantir que todas as dependências da empresa, que precisem, recebam um bom sinal da rede.

Fique tranquilo, pois não é necessário derrubar paredes para que o sinal chegue onde se espera. Na verdade, o responsável pelo planejamento da rede, usa aparelhos de transmissão e de recepção de rádio frequência para localizar os pontos críticos, ou seja, aqueles nos quais o sinal não chega ou chega muito fraco.

Assim, é possível encontrar o melhor ponto para a instalação do roteador e demais equipamentos. Caso, mesmo assim, ainda existam áreas de sombra em locais de acesso é possível a instalação de equipamentos como repetidores e intensificadores de sinal.

Esses dispositivos captam o sinal Wi-Fi, mesmo fraco, e conseguem aumentá-los enviando-os para os locais necessários.

O planejamento de uma rede Wi-Fi corporativa, além de garantir a boa produtividade daquelas demandas que precisam de internet, também possui maiores garantias no quesito segurança, dificultando a invasão e o roubo de dados.

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre as redes empresariais sem fio.

Caso você ainda tenha dúvidas ou precise de soluções e equipamentos de telecomunicação, entre em contato conosco.

Contato comercial

endereço R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.comtelefone 21 2131-7662

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor