Conheça a diferença entre cabos blindados x não blindados

Conheça a diferença entre cabos blindados x não blindados

Poucos sabem, mas a ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais, que é baseada no envio de pacotes. Mas, para que o sinal seja enviado de forma eficiente, é importante o uso de um cabo adequado.

Cabos blindados (FTP) vs cabos não blindados (UTP)

O par de fios de cobre trançados vem nos cabos ethernet com blindagem e sem. O cabo de cobre blindado possui uma malha de cobre trançada ao longo de todo o seu corpo e seus fios de cobre trançados são também blindados individualmente. Já o cabo sem blindagem, chamado de UTP, não possui utilização de alumínio em forma de folhas ou malhas para isolar a interferência eletromagnética.

Existem vários tipos de fios de cobre blindados. Para diferenciar basta observar a primeira letra, onde o “U” significa unshielded (sem blindagem), o “F” significa Foil Shielding (blindagem com folha de alumínio) e o “S” significa Braided Shielding (blindagem trançada com fios de alumínio). Já as letras seguintes, o TP, significam Twisted Pair (par trançado).

Sobe a locação a qual será implementado, uma atenção especial deve ser dada a hospitais e para a indústria, por exemplo. A quantidade e diversidade de equipamentos que emitem ruídos nestes ambientes é elevada e deve-se considerar a possibilidade do uso de cabos blindados.

Já em espaços como Data Centers, por serem locais com maior nível de exigência com relação a tudo, possuem “certa imunidade” às interferências. Uma vez que os equipamentos lá instalados não geram interferência a ponto de se exigir cabos blindados. Assim como, deve ser observada a compatibilidade eletromagnética dos equipamentos que serão instalados no local. Estes ambientes operam, na sua maior parte, com cabos sem blindagem e fibras ópticas.

Ao se decidir pelo uso de cabos blindados, lembre-se que apenas o cabo blindado não é suficiente para garantir a imunidade às interferências. É imprescindível que todo o sistema deva ser blindado, ou seja, tipo de cabo blindado, tomadas RJ45, patch-cords e patch-panels. Além disso, algo muito importante deverá complementar a solução: um bom sistema de proteção contra descargas atmosféricas, o qual inclui o “famoso” aterramento.

Como pode-se observar, elaborar um projeto com rede blindada e sua consequente implementação não é simples. Para se garantir largura de banda e taxas de transmissão tenha em mente que há muitos aspectos a serem considerados. Uma boa blindagem é apenas um deles. Outras preocupações devem estar voltadas para os cuidados relacionados ao conteúdo: das Normas de cabeamento estruturado e Normas afins. Portanto lembre-se de não negligenciar um projeto no ato de sua contratação, saiba quem está contratando e sua experiência.

Quais são as principais vantagem dos Cabos Blindados?

  • Mais proteção e segurança;
  • Maior resistência;
  • Excelente custo-benefício;

A GH Wesco distribui uma gama variada de cabos blindados com as mais diferentes blindagens. Fabricadas com matéria prima da melhor qualidade e com preços competitivos. Além de ter uma equipe de profissionais especializados para dar a você o melhor atendimento. Fale conosco para saber mais!

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.com.brtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor