Como identificar os tipos de conectores ópticos

Como identificar os tipos de conectores ópticos

O conector óptico é um item bem importante nas instalações de redes FTTx, pois permite que a fibra permaneça perfeitamente alinhada e o sinal tenha o mínimo de perda em sua transmissão. 

Hoje existem vários modelos para compra, e cada um possui particularidades que estão diretamente relacionadas ao desempenho final. Você reconhece os principais? Sabe qual a indicação para cada um?  

Os vários tipos de conectores ópticos

       Atualmente, os tipos de conectores ópticos mais comuns no comércio são quatro: FC, LC, SC e ST, vamos explicar cada um deles abaixo.

Conector FC

       O Furrele Connector (FC) usa uma ponteira de 2,5 mm e corpo redondo, equipado com uma conexão roscada.

       Como benefício ele tem uma desconexão não óptica, significa que uma vez que o conector tenha sido instalado, qualquer empurrão/puxão na capa do cabo não irá fazer com que o ferrolho se desconecte. Por isso você terá a certeza de que esse ele continua estável e acoplado à sua conexão, mesmo instalado em lugares mais hostis.

       O ponto negativo é que pode ser difícil de agarrar e torcer para roscar ou desenroscar a partir de uma conexão, principalmente se existirem no ambiente muitos conectores juntos.

Conector LC

       O Lucent Connector (LC) é um conector em miniatura, com ponteira de 1,2 mm que possui boa performance e por isso tem sido bastante utilizado em redes monomodo, mais comumente em transceivers 10 Gigabit Ethernet.

       Entre seus pontos positivos está em sua rapidez de conversão de um conector simplex para um conector duplex com o uso de um clipe. Eles são conectores de baixa perda, rápida instalação e, também possui desconexão não óptica como o FC. 

Este é o mais recomendado para redes e transceptores devido ao seu design SFF, que faz desta a conexão perfeita para aplicações de alta densidade.

       Já como desvantagem, em um ambiente lotado este item pode complicar a operação, pois o mesmo design SFF é muito pequeno.

Conector SC

       O Standard Connector é muito utilizado por sua excelente performance e fácil manuseio, que usa um sistema simples de encaixe e oferece pouca perda de sinal, sendo ideais para datacoms e telecomunicações.

       Ele é bastante popular em redes Gigabit, tanto para cabos multimodo quanto monomodo, com ponteira de 2,5mm, mas vem perdendo espaço para o LC por esse ser menor.

       Uma de suas vantagens, assim como os anteriores, é contar com desconexão não óptica, o que irá assegurar que o sinal não seja interrompido. Outro ponto positivo, é sua forma quadrada que oferece um design mais compacto (em comparação ao FC e ST), o que possibilita que mais desses conectores possam ser instalados em uma área menor. 

       Em compensação, a principal desvantagem do conector SC está em seu tamanho maior que o LC, pois significa que ele iria ocupar mais espaço do que seu concorrente mais novo.

Conector ST

       O Straight Tip é um conector mais utilizado para redes multimodo, apesar de estar perdendo espaço para conectores mais recentes. O item possui estilo baioneta, com um ferrolho para segurar a fibra – que pode ser cerâmico, de metal ou plástico, e ponteira de 2,5 mm que é montada no interior da caixa.

       Sua grande utilidade é que ele possui extrema facilidade de instalação e seu custo é relativamente menor que outros conectores. Ademais, ele tem um “slot” com chave na extremidade do conector que ajuda a mantê-lo firmemente unido às fibras e alinhado quando elas são desacopladas e conectadas.

       Já o ponto fraco é que ele possui uma forma redonda e não é tão compacta tal qual outros conectores quadrados mais modernos.

Ademais, sendo esta uma conexão com mola, os instaladores devem empurrar o conector com bastante força e girar a porca para utilizá-lo. Se houver uma bandeja com muitas conexões, ele precisará de mais trabalho, pois pode ser mais complicado entrar nos menores espaços para separar ou recopilar os conectores.

Como escolher?

       Os diferentes tipos de conector possuem suas particularidades, portanto avalie o cenário de instalação que os operadores irão encontrar e o tipo de rede que será estruturada para escolher a opção que melhor irá lhe atender! 

Temos excelentes soluções – como da marca Nexans – importadas, com cerificação européia e com bom custo-benefício para cada instalação. Entre em contato conosco para saber mais.

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.comtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor