Acesso sem contato, conheça mais sobre leitores que utilizam tecnologia de identificação via NFC/Bluetooth

Acesso sem contato, conheça mais sobre leitores que utilizam tecnologia de identificação via NFC/Bluetooth

O controle de acesso a locais vem passando por uma verdadeira transformação na forma como é realizado. Se antes os acessos eram controlados por cartões ou controle remoto, com o tempo isso vem se modificando e outras práticas estão sendo adotadas pelo setor. 

Nos últimos anos, dispositivos como smartphones e relógios digitais smartwatches se popularizaram e grande parte das pessoas utiliza esses aparelhos para diversas ações do dia a dia. Portanto, eles estão ao alcance das mãos a qualquer momento. 

De frente com estas modificações nos comportamentos dos usuários de tecnologias, as empresas que promovem o controle de acesso aos locais também passaram a utilizar esses meios para essa finalidade. 

Oferecendo sistemas tão seguros quantos os anteriores, mas de uma forma mais flexível e avançada, sem que seja necessário um cartão ou controle específico, bastando o acesso pelo dispositivo digital. 

Controle de acessos por Bluetooth e suas vantagens

Entre as diversas tecnologias que vem crescendo pela fácil aplicação está o Bluetooth, que todos os aparelhos smartphones e relógios digitais possuem como parte dos seus atributos. A forma como o Bluetooth opera é bastante simples e sem grandes exigências. Mas isso não significa menor segurança, pelo contrário: trata-se de um excelente sistema. 

Em linhas gerais, ele pode ser descrito como um protocolo de comunicação de baixo alcance e baixo consumo de energia, o que mais uma vez mostra que é um sistema favorável para o controle de acesso. Além de fornecer segurança, também garantirá um custo menor no quesito energia na sua aplicação. 

A troca de informações utilizada pelo Bluetooth se dá através de frequências de rádios específicas. Portanto, ela é feita entre dois dispositivos distintos sem que seja necessária a utilização de cabos ou qualquer outro tipo de conectivos para que aconteça. 

NFC: tecnologia sucessora a RFID, mas com maior eficiência

Outra tecnologia que vem sendo utilizada nesse processo e é considerada mais nova do que o Bluetooth, é a NFC. Ela, entretanto, é uma versão atualizada e repaginada de outro tipo de tecnologia já existente disponível há décadas, a RFID, que é feita por radiofrequência. 

O motivo pelo qual ela é considerada como uma atualização vem da diferença entre a NFC e RFID: os intervalos de transmissão. O NFC tem um alcance máximo que pode ser considerado pequeno, pois é de apenas alguns centímetros. 

Os celulares atuais contam com essa tecnologia e a maioria dos usuários nem se dá conta. Ela também está presente em outros tipos de dispositivos, como as pulseiras e relógios inteligentes. 

A NFC promove vários benefícios para os usuários através de transferências de dados facilitadas, pagamentos móveis, emparelhamentos facilitados e outros. A utilização é bastante simples e o dispositivo gera um campo eletromagnético capaz de alimentar qualquer tipo de tag ao ser aproximado dela, como leitores e terminais de pagamento. 

A crescente utilização do Bluetooth e NFC nos controles de acesso 

Portanto, como essas tecnologias estão muito presentes em vários aparelhos atuais, ambas passaram a constar nos diversos tipos de sistemas de acesso disponíveis no mercado. Apesar de existirem há algum tempo, as duas tecnologias trazem inovação e segurança para esse setor. 

Por isso, a maioria dos sistemas mais seguros existentes contam com Bluetooth ou NFC, visto que garantem mais comodidade. Afinal, basta a aproximação do smartphone ou outro dispositivo para que o sistema seja aberto, garantindo o acesso rápido e fácil. 

As maiores vantagens de utilizar dispositivos de controle de acesso que contam com NFC ou Bluetooth está ligada ao fato de que estes são extremamente seguros e o acesso ao local é previamente definido pelo aparelho pessoal, que terá a autorização para acessar o local. 

Além de eliminar a utilização de qualquer outro tipo de dispositivo, como controles, tags, chaves de acesso e outros que antes eram utilizados por estes sistemas. 

Portanto, é importante dar destaque para essas tecnologias, pois o grande crescimento nos últimos anos não é em vão. Elas facilitam desde o acesso a locais como também outros procedimentos do dia a dia, como pagamentos por aproximação. 

E tudo isso pode ser executado a partir de um dispositivo que a todo o momento está ao alcance das mãos dos usuários, pois os smartphones se tornaram cada vez mais parte da rotina, seja ela pessoal ou profissional. 

Para saber mais sobre os sistemas de controle de acesso e implementar essa solução tecnológica e altamente eficiente na sua casa ou negócio, entre em contato conosco! 

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.com.brtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor