5 principais cabeamentos Indoor e seus testes de flamabilidade

5 principais cabeamentos Indoor e seus testes de flamabilidade

Para projetos de cabeamento em ambientes internos, conhecidos como Indoor, são recomendados cabos que possuam uma estrutura de capas com determinados compostos de PVC, classificados em função do seu grau de flamabilidade.

  • CMP (Plenum Communication Cabe) estes cabos são projetados e construídos para operar em instalações em presença de fluxo de ar forçado. Em eventos de queima, de acordo com a nossa NFPA-2632, estes cabos devem apresentar um espalhamento máximo de chama de 1,5 metros, uma densidade de pico de fumaça visível de no máximo 0,5 e uma densidade média de fumaça visível de 0,15;
  • CMR (Riser Communication Cable) são projetados e construídos para instalação em shafts (poços) sem fluxo de ar forçado. Em eventos de queima de acordo com a norma UL-1666 a altura da chama não pode exceder a 3,7metros e a temperatura medida em qualquer acoplamento térmico não podem ser superiores a 454,4 graus Celsius;
  • CMG (General Purpose Communication Cable) e CM(General Purpose Communcation Cable) são cabos de uso geral com pouca proteção contra incêndios. Estes cabos devem atender aos requisitos de testes da norma UL-1685;
  • CMX(Communication Cable Limited Use)cabo de uso limitado em instalações que requerem alguma proteção quanto à propagação de chamas, emissão de fumaça e gases tóxicos. Devem atender aos requisitos de testes da UL-1581. São indicados para pequenos escritórios e residências.

Além dessa classificação, existem os famosos cabos Livres de Halógenos ou LSZH (Low Smoke Zero Halogen), que possuem baixa emissão de fumaça e sem halogênio. São reconhecidos pelas normas ICEA que remetem a norma internacional IEC-60754-2. Tais normas valem em todo e qualquer país incluso no sistema internacional de normalização (Estados Unidos, Brasil, Canadá, Inglaterra, Alemanha) entre outros. Tais normas são mais empregadas na EUROPA, no Brasil a recomendação de utilização dos cabos LSZH vem sendo difundida, principalmente pela ABNT para locais com grande afluência de pessoas. A norma que especifica o grau de retardo a queima de cabos LSZH é a IEC-60332-1. Vale lembrar que o LSZH costuma ser o mais indicado para ambientes com alta concentração de pessoas, como shoppings, igrejas, hospitais e estádios.

Os CABOS DE REDE, não são os mais adequados para utilização em ambientes externos, ou outdoor, principalmente em função da susceptibilidade a descargas atmosféricas. Contudo, sua utilização é muito comum para aplicações pontuais, como portarias e anexos. Para esse tipo de aplicação, alguns fabricantes desenvolveram cabos com capas especiais – a construção mais recomendada para esse tipo de aplicação é o cabo com capa de PVC retardante a chama e resistente a raios UV aplicado sobre uma fita de material waterblocking, dessa forma você terá maior durabilidade do cabo, mesmo quando exposto a Raios UV e a umidade.

Portanto, se sua instalação for outdoor, frise com seu consultor a necessidade de cabos OUTDOOR, que normalmente são utilizados por provedores de internet, pois os mesmos possuem alta proteção contra os raios UV e chuva.

Importante! Parece uma observação boba, mas muitas pessoas ainda possuem essa dúvida: a cor do cabo não é padronizada e não tem relação técnica – cada fabricante pode adotar a cor que entender mais conveniente. As cores mais comuns são a Cinza e Azul, sendo que o CABO AZUL DE REDE é um termo muito utilizado no Brasil, em função do histórico de utilização local.

Há ainda outras dúvidas frequentemente questionadas aos nossos consultores pelos clientes que querem um sistema de cabeamento, como: cabo blindado ou não-blindado, acobreado ou de alumínio, garantias dos cabos, dentre outras. Confira as futuras publicações em que abordaremos esses pontos e se desejar, fale com um dos nossos consultores para demais informações.

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.com.brtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor