4 dúvidas básicas sobre termos de cabeamento estruturado

4 dúvidas básicas sobre termos de cabeamento estruturado

O que significam os códigos dos cabos?

TP: Twisted Pair (par trançado)

U: unshielded (sem blindagem)

F: Foil Shielding (blindagem com folha de alumínio)

S: Braided Shielding (blindagem trançada com fios de alumínio)

Quais são os tipos de cabos Ethernet?

  • F/UTP- Foiled/Unshielded Twisted Pair: Possui uma blindagem de folha alumínio que envolve os quatro pares trançados (sem blindagem)
  • S/UTP- Braided Shielding/ Unshielded Twisted Pair: Este cabo possui uma blindagem de fios de alumínio trançados que envolvem os 4 pares de fios trançados (sem blindagem).
  • SF/UTP- Braided Shielding+Foil/Unshielded Twisted Pairs: Este modelo possui uma blindagem de folha de alumínio em volta de outra blindagem com fios de alumínio trançados que envolvem os 4 pares de fios trançados (sem blindagem).
  • S/FTP- Braided Shielding/Foiled Twisted Pair: Possui uma blindagem de fios trançados de alumínio com 4 pares de fios envoltos por uma folha de alumínio individualmente
  • F/FTP-Foiled/Foiled Twisted Pair: Possui uma blindagem de folha de alumínio que envolve 4 pares de fios envoltos por uma folha de alumínio individualmente
  • U/FTP-Unshielded/Foiled Twisted Pairs: O cabo possui somente os 4 pares de fios envoltos por folhas de alumínio individualmente
  • U/UTP-Unshielded/UnshieldedTwisted Pair: Nenhum revestimento de alumínio é utilizado para realizar a blindagem. Um exemplo de cabos assim são os CAT5E, CAT6 e CAT6A.

Qual a diferença entre o cabo ethernet sólido e o trançado?

Estes termos se referem aos condutores dos cabos Ethernet. Os cabos de cobre trançados são compostos por vários cabos de cobre finos. Os condutores de cabo sólido são compostos por um único condutor de cabo de cobre espesso. Dito isso, é sabido que os cabos trançados possuem desempenho superior por ter menor interferência eletromagnética, conduzir melhor o sinal e acumular menos calor.

De onde vieram os fios de cobre torcidos?

Quando as linhas telefônicas surgiram, Alexander Graham Bell, inventor do telefone, foi a primeira pessoa a descobrir que ao torcer pares de fios de cobre há uma diminuição da interferência entre as linhas. A torção dos cabos nos postes reduziu a interferência eletromagnética e aumentou o alcance do sinal. Os cabos do tipo ethernet utilizam da mesma técnica para que seja possível atingir velocidades maiores com menos ruído.

Gostou do conteúdo? Tem muito mais! Acesse nossas publicações e fique por dentro das novidades, explicações e técnicas que vão ajudar no seu projeto de cabeamento, fire detection, data center, controle de acesso e mais!

Endereço comercial

RIO DE JANEIRO R. da Alfândega, 81 - 3o Andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20070-004
e-mail comercial@ghwesco.com.brtelefone 21 2131-7662
SÃO PAULO Rua Machado Bitencourt, 361 - Sala 404
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04044-001

© GHWesco 2021 - Todos os direitos reservados

Quer saber mais? Fale com um consultor